Blog

Como alinhar treinamento funcional e musculação

Treinamento funcional e musculação são duas atividades distintas. Por ambas trabalharem com os músculos, algumas pessoas não conseguem perceber muita diferença. Neste artigo iremos te falar qual o objetivo de cada atividade e te mostrar como alinhar treinamento funcional com musculação.

O que é treinamento funcional

Todas as movimentações corporais que fazemos e que têm uma função são movimentos funcionais: andar, sentar, correr e o que mais vier à sua mente. O treinamento funcional foca exatamente nesse universo. Os exercícios têm como objetivo otimizar o corpo para as tarefas que ele faz em qualquer momento do cotidiano. Por isso, as atividades do treinamento funcional requerem agachamentos, pulos, giros e outras ações.

Esse exercício considera o corpo como um todo, levando em consideração as limitações de idade da pessoa, que se propõe a fazer um treino funcional. Ao pensar na otimização corporal como um todo, você aumenta os desempenhos em suas tarefas diárias, o que acarreta em bem-estar e saúde para todo seu organismo. O sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e sua força muscular são todos desenvolvidos com o treinamento funcional.

O que é a musculação

Diferente do treinamento funcional, a musculação trabalha os músculos em grupos isolados e não o corpo como um todo. É por isso que há sessões específicas para cada área do corpo. A musculação tem crescido entre os brasileiros e seus treinamentos sempre irão focar em objetivos específicos, como forma de desenvolver mais um grupo muscular do que outro ou, em alguns casos, aperfeiçoar primeiro uma área do corpo e depois uma mais distinta.

Com uma sequência de exercícios que podem ter ou não sobrecarga, bem como ser aeróbicos (aqueles em que acontece oxigenação dos músculos) ou anaeróbicos (os que não usam oxigênio para gerar energia), a meta de um treino de musculação pode ser força, emagrecimento ou então o aumento da massa muscular.

Como combinar treinamento funcional e musculação

A primeira coisa que devemos ter em mente sobre o treinamento funcional e a musculação é que um não é melhor do que o outro. Algumas academias vendem essa ideia, mas você deve desconfiar de um discurso assim. Cada atividade tem uma filosofia sobre os exercícios corporais e o interessante é que você pode alinhar as duas.

Buscando o equilíbrio do corpo que o treinamento funcional fornece, é interessante pensar se não há uma parte que você quer desenvolver mais e incluir a musculação dentro dos seus exercícios. Dessa forma, a eficiência das atividades é combinada para que sua meta seja atingida mais rápido e de maneira mais dinâmica.

Tanto a musculação quanto o treinamento funcional garantem qualidade de vida para os praticantes. Quando os dois são alinhados, o gasto de energia é maior e capacidades do seu corpo que poderiam ficar meio de lado começam a ser trabalhadas. Por isso converse com seu instrutor e veja como fazer para começar a praticar os dois métodos.

Achou interessante combinar treinamento funcional e musculação? Não sabia que era possível? Deixe um comentário e nos diga o que pensou do artigo.

Na Alta Energia você pode fazer as duas modalidades. Para saber mais sobre, entre no site ou ligue para uma de nossas unidades. Faça sua adesão e comece a praticar esses métodos juntos.

Para novidades, siga a gente no Facebook!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*