Blog

Alongar antes ou depois? Clique aqui e veja os mitos e verdades sobre o alongamento

Alongar é muito importante. O alongamento ajuda a melhorar a flexibilidade do músculo. Todo programa de treinamento, independente do objetivo ou a atividade que irá ser realizada, deve conter exercícios de alongamentos.

O alongamento previne lesão? Existem muitas controvérsias sobre esse assunto. Vários estudos científicos não conseguem comprovar a redução de lesões quando associada ao alongamento. Mas, por outro lado existem também muitos estudos que comprovam que o efeito do alongamento de médio a longo prazo, melhorando a flexibilidade, pode sim ter influência positiva para prevenção de lesões.

Devo alongar antes ou depois? Muitas pessoas possuem o hábito de realizar o alongamento antes de praticar atividade física. Isso não é errado, desde que esse alongamento aconteça de forma como um aquecimento e preparação para sua atividade.  Independente do momento de quando será realizado o alongamento, devemos deixar claro que ele deve acontecer de forma sistemática e regular. Somente dessa maneira haverá melhora na flexibilidade, fazendo com que diminuam as chances de uma lesão. Lembrando que os resultados serão alcançados de médio a curto prazo.

Portanto, o mais importante é a frequência com que se deve executar o alongamento, ou seja, sempre!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*